domingo, 16 de março de 2014

Etiqueta à mesa



Se você foi convidad@ ou pretende oferecer um almoço/jantar aos amigos, talvez tenha muitas dúvidas... O que fazer com tantas louças e talheres?! Como ficar à vontade, com tanto medo de cometer uma gafe?! Aqui te trago um guia simples e fácil de seguir, no restante... Seja você mesma e brilhe!!!


Seja em festividades, eventos políticos ou de clubes, eventos beneficentes ou a negócios, e até mesmo numa comemoração íntima em sua própria casa, com este guia, você vai arrasar à mesa!

A mesa, em cada assento, deverá se parecer com essa:


A ordem é simples: garfos e facas ficam nos lados correspondentes às mãos que vão utilizá-los para cortar, não para comer. O garfo, seguro na mão esquerda, retém a peça que é cortada com a faca segura na mão direita. 
As pessoas destras mudam o garfo de mão, passando-o para a direita, para levar o alimento à boca, e deixam a faca descansando sobre a borda superior direita do prato, enquanto comem. Quando vão cortar novamente a peça de alimento, fazem voltar o garfo para a esquerda e utilizam a faca com a mão direita. Bom, por ser ambidestra, não faço esta troca, mas saiba que não há nada de errado nela.

A arrumação dos talheres deve ser feita em conformidade com o cardápio a ser servido, por exemplo: se você não for servir ostra ou peixes, não há necessidade de colocar esses talheres. Ou se o prato foi somente peixe, não precisa colocar talheres de carnes.

Uma refeição completa, compreende vários pratos e esta é a razão de tantos talheres, e de eles variarem de forma e tamanho.
Na figura estão dispostos os talheres para um almoço ou jantar informal de quatro pratos: a ostra como aperitivo, uma sopa ou caldo como entrada, o primeiro prato e o prato principal. Os copos ou taças, são para água e duas qualidades de vinho. A ordem dos talheres e dos copos é a mesma em que os pratos serão servidos: os primeiros talheres a serem usados são os mais afastados do prato, a velha regrinha"de fora para dentro".

(1) O pequeno garfo de três dentes, é o usado para comer ostras.
(2) A colher, para a sopas ou caldos.
(3 e 4) a faca e o garfo mais externos, serão para o primeiro prato, geralmente uma carne branca como peixe ou frango.
(5 e 6)A faca e o garfo mais próximos do prato, são para o prato principal.
Os demais talheres e utensílios são:
(7)Faca de manteiga, quero lembrar, que o pão se come com as mão;
(8)O guardanapo, que poderá estar à esquerda, e que deverá ir para o colo do convidado (pernas);
(9)Sous Plat ou prato de serviço, este item não é trocado durante o jantar e é sobre ele que os pratos serão colocados;
(10)O prato de pão;
E os copos(ou taças);
(11) O de pé maior, para água.
(12) O copo médio, para o vinho tinto que acompanha o prato principal.
(13) O copo de pé menor, para o vinho branco que acompanha o primeiro prato.

A sobremesa é um capítulo à parte, rsrs, geralmente servida já montada, caso em que já poderá vir acompanhada dos respectivos talheres, ou ter à mesa os talheres de sobremesa à frente do prato;
Espero que tenham gostado! Beijocas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste post?